Vida No Ventre Felinos

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Castrar ou não castrar? Eis a questão. Parte 1/2




Olá amigos do espaço felino! Hoje iremos conversar sobre a castração dos nossos animais, este assunto é delicado, porém importante, por isto será divido em 2 partes, nessa primeira semana falaremos dos benefícios e efeitos para as fêmeas, e na semana que vem fechamos o assunto com os machos.

A castração é uma excelente opção para aqueles que amam realmente seu animal, e não tem intenção de coloca-lo para uma cria, há muitos mitos que envolvem o assunto e tentarei ajuda-los a desmistificar alguns deles, por exemplo: alguns dizem, coitadinha ela vai engordar, ela nunca teve uma relação sexual com outro gato, ela é muito jovem, etc e tal.

Primeiramente, os efeitos de uma castração em uma fêmea antes do seu primeiro Cio reduzem a chance em cerca de 90% dela desenvolver um tumor mamário, que é sempre maligno em felinas, e geralmente judia muito do animal, aqui já observa-se uma ótima justificativa para a castração. O animal não fica obeso, é claro que seu metabolismo cai, mas isso não justifica obesidade do animal se a ração for oferecida de modo certo e moderado, o animal não deixa de brincar ou ter sua vida normal.

Jamais use de medicamentos milagrosos contra a gravidez como, as famosas injeções anti-conceptivas que geralmente são oferecidas por casas de ração ou até mesmo pseudo veterinários, estas injeções possuem teores altíssimos de hormônios e simplesmente desregulam totalmente o equilíbrio hormonal de seu mascote, gerando assim mais problemas e consequentemente até câncer, por isso fuja deste tipo de alternativa! Ame seu animal acima de tudo!

Um fato curioso é que uma fêmea de gato ao contrario dos cães, é capaz de ficar prenhe em pouco tempo após o parto, em questão dias, ela entra em ovulação assim que acaba a primeira fase de desmama, e por isso uma fêmea de gato pode gerar em sua vida toda muitos e muitos filhotes, aqui vemos mais um ponto positivo para a castração, menos filhotes nas ruas, menos animais para sofrer maus tratos, e mais saúde para sua felina.

Os animais não sentem prazer no sexo, eles apenas o fazem instintivamente para perpetuar a espécie, por isto a teoria sobre estar privando o animal de algo bom é infundada.

Converse com seu médico veterinário, ele é o segundo melhor amigo de seu mascote, a castração é uma ótima escolha para seu querido animal, se parar para pensar, só há pontos positivos para o animal e sua qualidade de vida.

Nos vemos semana que vem!

Continua na semana que vem com castração de machos......

Bye Bye!

Um comentário:

  1. Fla ae Tom, é o Jonathan....

    Muito dahora o Blog cara...Muito informativo...

    Vlw... Flows tom...

    ResponderExcluir