Vida No Ventre Felinos

terça-feira, 23 de junho de 2009

Alimentação de Filhotes



Muitos me questionam sobre a alimentação na fase de filhote do seu pequeno mascote, qual ração dar? Existe alguma dieta em especial? E quanto ao leite, realmente é necessário?

Primeiramente devemos pensar que como qualquer outro filhote, ele precisa imensamente de cuidados nesta fase, afinal, é nesta fase em que seu sistema imunológico, esquelético e muscular esta em acelerado crescimento. Então uma alimentação adequada neste estagio torna-se mais que indispensável, para que seu animal venha a desenvolver-se ao máximo, dando longevidade e qualidade de vida futuros.

Primeiramente, procure por não desmamar seu filhote antes de 45 dias, o leite materno é insubstituível e a principal fonte de alimentação para seu mascote no inicio de sua vida, sem contar que vem com tudo o que ele precisa na dose certa. Muitos não sabem mas assim que o animal nasce, ingere um leite mais grosso com consistência de creme de leite, rico em Imunoglobulinas, responsáveis pela iniciação do sistema imunológico e proteção do filhote até os 60 dias de vida, é imprescindível que o filhote ingira este leite chamado de Colostro, até 12 horas após seu nascimento. Isso garante a transferência de anticorpos maternos e o protege nos 2 primeiros meses de vida.

A ração deve ser de boa qualidade, de preferência super premium, destinada a filhotes, rações de boa qualidade tem um nível adequado de proteínas e do aminoácido Taurina, indispensável para os felinos, evite dar restos de comida, ração de adulto ou até mesmo leite de vaca, ao contrario do que muitos pensam o leite de vaca faz mal ao felino, pois tem Ph diferente, por isso evite dar leite de vaca, isso pode acarretar diarréia e uma digestão errônea do alimento acarretando em problemas no trato digestorio de seu mascote.

Com respeito a dosagem de comida, dê pequenas porções até 3x ao dia, não esquecendo de deixar água fresca e a vontade ao seu pet, não exagere na dose da refeição, embora esteja em desenvolvimento uma super alimentação pode levar a uma obesidade indesejável e não é este nosso objetivo.


Alimentação é tudo, se em boa quantidade e qualidade, irá faze-lo crescer saudável, aumentando sua expectativa de vida e lhe trazendo prazer de convivência com seu querido mascote por muitos e muitos anos.

2 comentários:

  1. Olá Tom, estou aqui para agradecer e parabenizar, mais uma vez, pelo post. Isso me esclarece e me dá suporte para melhor atender meus clientes aqui na loja. Very good!!!!! Bjos

    ResponderExcluir
  2. ola,eu estou postando este comentario para dizer que eu amei as fotos desses gatos, sao muito fofas e eu li e achei bem legal


    bjs,ass:Laura lourenzete porche silveira

    ResponderExcluir